DEPOIS DE TRINTA ANOS DE “JEJUM” O PAÍS TEM NOVAMENTE UMA NEGRA ELEITA NO MISS BRASIL

No ultimo dia primeiro (1º) Raissa Santana de 21 anos, representante de Umuarama, Paraná levou a melhor na edição 2016 do concurso que aconteceu no Citibank Hall, em São Paulo, e foi transmitido ao vivo pela Band.

A noite começou com 27 garota depois foi para 15, foram reduzidas a 5 e finalmente a vitória da Paranaense. A moça que é estudante de marketing desde cedo já participava de concursos, a jovem que já havia ganhado o concurso de sua cidade

Umuarama e em julho desse ano foi eleita a miss Paraná, levou a passarela do concurso muita elegância e simpatia, desde o começo ela já era uma das favoritas dos jurados.

Raissa foi a segunda mulher negra a vencer o concurso, a primeira foi a gaúcha Deise Nunes em 1986. As três décadas sem nenhuma representante negra entre as vencedoras do concurso serviram de inspiração para a jovem no concurso, ao ser questionada do porque merecia o título Raissa disse que queria quebrar o “jejum de 30 anos”.

A edição desse ano do concurso foi marcada como o maior record de candidatas negras que disputaram, no total foram seis o que equivale a 25% das participantes, representando os estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rondônia e São Paulo, o que ainda assim é um número baixo comparando que 54% da população brasileira é formada por afros descendentes.

Em entrevista ao portal Ego, Raissa destaca:

“Eu estou muito emocionada. Isso aqui é uma mistura de emoções muito grande. Eu não esperava ganhar esse título, mas estou muito feliz por ter conquistado esse título e por poder representar a beleza negra e incentivar meninas que têm o sonho de ter alguma coisa, de conquistar, de ser uma modelo, de ser uma miss… Agora, quero incentivar essas meninas e mostrar para elas que elas podem”.

Maior do que o título, que Raissa sirva de exemplo e incentivo as garotas negras que sonham em ganhar o título de miss ou de ocupar as passarelas mundo à fora como modelo.

 

Jornalista responsável: Isabella Cristina

Anúncios