JORNAL EDUCAFRO

Aqui você tem acesso a todas as notícias relacionadas a EDUCAFRO, assim como matérias sobre a ideologia defendida pela organização.

HISTÓRIA

A EDUCAFRO surgiu a partir das ideias do Frei David Raimundo dos Santos, que protagoniza a 20 anos a luta pelas cotas nas universidades.

8fe5787e-5300-41b0-a207-e3d8f94421c9
Frei David, representante da Educafro, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, em 2015

Bem, a ideia surgi em 1976, quando Frei David ingressa no seminário para ser frade franciscano, e lá acaba por sofre um forte racismo. Naquele momento ele decidi investir na luta para que o negro assuma a sua negritude e comece a mudar sua realidade. A segunda fase da construção da ONG começa em 1990, ano que se teve uma reunião com aproximadamente 100 jovens negros e de baixa renda para discutir a realidade dessa classe social na baixada fluminense.

Ao questionar os jovens presentes se alguém cursava universidade, ninguém se manifestou e ao perguntar se alguém gostaria de cursar alguma universidade, apenas dois jovens levantaram a mão (sendo que estes dois eram irmãos), Frei David perguntou se essa universidade que eles almejavam era pública ou privada eles logo responderam privada. Assim vem a mente: Como dois jovens negros de baixa renda vão conseguir pagar uma universidade privada? Mas esclarecendo a situação o Frei perguntou a eles e a resposta foi a seguinte “Nossa mãe limpa banheiro de uma universidade particular, e ela descobriu que funcionários tem direito a bolsas de estudos para seus filhos e agora ela está forçando a gente há estudar lá”. Tal resposta foi tão chocante naquele momento que o Frei David decidiu que a partir daquele momento ia lutar por cotas para negros e brancos pobres ingressarem em universidades públicas e privadas.

E foi assim que nasceu a EDUCAFRO, que é mantida pela Francisco de Assis: Educação, Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos (FAecidh), associação civil sem fins lucrativos, tendo como missão ajudar os desfavorecidos a cursar o ensino superior.

%d blogueiros gostam disto: